Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus é tombada pelo Iphan

O prédio da Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A homologação do tombamento, assinada pelo ministro Juca Ferreira, foi publicada no final de 2015, no Diário Oficial da União.

O tombamento reconhece o valor histórico do edifício e a história do ensino da medicina no país, além de seu valor artístico e arquitetônico. A proteção do bem significa impedir que ele desapareça, mantendo-o preservado para futuras gerações. A partir dessa homologação, o prédio passará a ser resguardado pelo IPHAN e qualquer intervenção deverá ser comunicada ao órgão.

O atual edifício foi construído em 1905 após o incêndio do prédio anterior, o Colégio dos Jesuítas, que fora sede da primeira Faculdade de Medicina do Brasil, criada em 1908. O pedido do tombamento havia sido feito em 1994. Desde 1985, o prédio é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Nos anos 2000, o edifício passou por extensas obras de restauração, passando a abrigar o Memorial da Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia. Em 2004, voltou a abrigar a Faculdade de Medicina e, atualmente, sedia a secretaria geral da Faculdade, bem como os programas de extensão. Atualmente, abriga também dois museus ligados à UFBA: o MAFRO (Museu Afro-brasileiro) e o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia).