Famílias pobres são mais atingidas pela inflação. Alta dos preços impossibilita a compra de itens básicos

A falta de políticas públicas efetivas gera consequências graves para o país. Isso tem sido sentido com mais força pela população de baixa renda ou que está em situação de vulnerabilidade. Famílias pobres são mais atingidas pela inflação, acima de 10% em 12 meses, indica novo estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

A camada da população com salários inferiores tem menos condições financeiras para lidar com a carestia de itens básicos para a sua sobrevivência, como alimentos, gás de botijão e energia elétrica. Pior para quem vive do trabalho informal e não possui renda fixa.

No acumulado de 12 meses, até outubro, a faixa com renda familiar menor, de um a três salários mínimos, registrou inflação de 10,63%. É o maior percentual da pesquisa realizada na capital paulista. Na camada intermediária, com rendimento familiar de três a oito salários mínimos, a alta foi de 10,38% no mesmo período. A menor inflação em 12 meses foi verificada entre as famílias com renda maior (acima de oito salários mínimos): 9,67%.