Fasubra divulga texto sobre Reunião do Fórum das Entidades de Servidores

No dia 08/01, foi realizada reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais, na sede do Andes, em Brasília, com a presença da Fasubra, CTB, Condsef, Fenajufe, Sinasefe, entre outros. Confira o relatório completo:

Pauta:

1. Organização da Plenária dos SPF;

2. Ação política para convocar as demais entidades do Fórum que não estão participando;

3. Proposta para a comunicação do Fórum apresentada pelo jornalista do SINASEFE, Mário Júnior;

4. Outros assuntos.

A Mesa Diretora da reunião ficou sob responsabilidade do ANDES-SN (Marinalva Oliveira), ASFOC-SN (Paulo Garrido) e dos funcionários da CSP/CONLUTAS e CNESF na relatoria (Eduardo Zanata e Marcelo Vargas).

Em virtude de intervenção da CONDSEF (Rogério Expedito), devido ao caráter e metodologia da Plenária Nacional dos SPF a ser realizada nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015, em Brasília/DF, a pauta foi modificada.

Pauta aprovada:

1. Definição de nome e de metodologia da Plenária Nacional dos SPF.

2. Ação política para convocar as demais entidades do Fórum que não estão participando;

Informes:

Marinalva – relatou aos presentes a última reunião do Fórum, realizada no dia 25 de novembro de 2014, na sede da CONDSEF, em que foram encaminhadas as ações para a realização da plenária nacional dos servidores federais, segundo encaminhamento tirado pelo seminário.

Relatou que na reunião em questão, com a presença de dois membros da CONDSEF foi fechado por consenso as datas da plenária, 31/01 e 01/02 de 2015, o formato e o nome da atividade (quando foi ratificado que as decisões da plenária seriam tomadas por consenso) os responsáveis pela estrutura do evento: CNESF (Marcelo) e CSP-conlutas (Zanata) e a comissão responsável para fechar a metodologia ANDES, SINASEFE e CUT.

Foi discutida uma proposta de ato nacional em Brasília a ser realizado no final de fevereiro ou início de março, depois das ponderações ficou definido que a data do ato seria definida na plenária nacional dos servidores federais.

Relatou que na reunião do dia 25 também foi definido que a plenária deveria ser realizada em outro lugar, devido aos problemas estruturais do seminário pelas condições do Bay Park, e foram levantados dois lugares a serem pesquisados: Hotel Brasília Imperial e LBV.

A ideia era que os custos fossem próximos ao praticados pelo Bay Park, realizado o levantamento foi encaminhada proposta às entidades dos custos do Hotel Imperial, na LBV não havia disponibilidade para a data. Após consulta por e-mail, ficou definido pela locação do centro de eventos do Hotel Brasília Imperial.

Relatou ainda que foi feita uma proposta de material gráfico (cartaz) para a plenária e realizada consulta por email, não havendo manifestação em contrário pelas entidades foi encaminhada a proposta apresentada e divulgada para os email’s das entidades. Relatou também como foi definido o valor da taxa.

A partir dos custos levantados e (ver tabela ao final) chegou-se a uma estimativa de gastos entre 20 mil e no máximo 25 mil. Considerou então um custo total perto de 23 mil e dividido pela quantidade de participantes prevista de 200 pessoas.

O valor da taxa foi então arredondado para 120,00 garantindo uma margem de segurança. As entidades também foram consultadas sobre o valor da inscrição e apenas SINAL; ANDES-SN e CSP Conlutas responderam.

Para finalizar reafirmou que todas as decisões tomadas para a realização da plenária foram tomadas pela última reunião ou após consulta prévia, por email, as entidades e pessoas definidas pelo fórum como membros da comissão organizadora da plenária.

Rogério – após relato de Marinalva expôs que a carta enviada por Sérgio Ronaldo foi fruto de um debate da direção da CONDSEF, que não tinha acordo com os encaminhamentos tomados pelo fórum do dia 25, quanto ao nome da atividade, tendo em vista que o nome plenária remete a uma ideia de espaço de deliberação por votação, sendo dessa maneira diferente do caráter da atividade definida pelo seminário e pelo fórum. Também reiterou que não se sentiram contemplados sobre a forma como foram tomadas as decisões relativas à realização da atividade e que foram surpreendidos pela divulgação dos materiais da atividade, antes que pudessem externar suas opiniões sobre as propostas. Também ponderou sobre a metodologia adotada para realização da plenária.

Após as exposições foram abertas inscrições para debater sobre o nome e o caráter da plenária. Por consenso foi deliberado pela mudança de nome da plenária, que será convocada pelo nome:

Reunião Ampliada do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais e pela manutenção da metodologia e programação da Reunião Ampliada. Sendo, portanto, necessária a correção dos materiais de divulgação para serem enviados as entidades.

Após a discussão sobre nome e caráter da atividade do dia 31/01 e 01 de fevereiro, foram realizados alguns esclarecimentos sobre a estrutura do evento e foram feitos os seguintes encaminhamentos:

– A data limite para o término das inscrições para a Reunião Ampliada do Fórum foi adiada para 21.1.15.

– Que as entidades presentes façam esforços, referente a fortalecer a presença das demais entidades do Fórum, que não estão participando destas últimas reuniões.

– Próxima reunião do Fórum será no dia 22 de janeiro (quinta-feira), ás 14 horas na sede do ANDES-SN, com a seguinte pauta:

1. Discussão prévia sobre os eixos para a campanha salarial 2015 e calendário de atividades.

Outros encaminhamentos:

A FASUBRA informou sobre a realização de um ato nacional em Brasília no dia 2 de fevereiro no Congresso, data da posse dos deputados federais, com o intuito de pressionar os parlamentares a retirar de pauta projetos que afetam os direitos dos trabalhadores e colocarem na pauta os projetos que beneficiam os servidores e os aposentados, Conforme acúmulo do seminário 3 nacional dos servidores federais. As entidades presentes concordaram em orientar suas entidades e bases a se incorporarem ao ato chamado pela FASUBRA.

 

Fonte: FAsubra