FASUBRA participa da campanha de Consulta Nacional Popular contra os ataques do governo

A FASUBRA Sindical frente aos ataques do governo golpista de Michel Temer junto a diversas entidades do movimento sindical e social, participa da construção da campanha sobre a Consulta Nacional Popular. Em reunião na última terça-feira,14, na sede da Auditoria Cidadã da Dívida Pública em Brasília-DF, as entidades realizaram uma breve análise do cenário atual.

Consulta Nacional Popular

O movimento promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública, tem como objetivo possibilitar que a população se manifeste sobre as diversas medidas legais que têm sido aprovadas pelo governo federal.

A consulta será constituída de três perguntas sobre o modelo econômico atual que privilegia bancos (pagamento de juros altos) e o mercado financeiro (pagamento da dívida pública). A segunda sobre a Reforma da Previdência, que impõe duras condições para que o brasileiro se aposente, homens e mulheres terão a idade mínima elevada para 65 anos e para aposentadoria integral serão necessários 49 anos de contribuição. A última pergunta sobre a privatização dos recursos naturais (venda de companhias públicas de energia elétrica, de tratamento de água e esgoto e a venda de terras para estrangeiros).

Outros ataques como a terceirização e reforma trabalhista fazem parte do pacote de maldades do governo. Tudo isso aprofunda ainda mais os privilégios ao grande capital em prejuízo do bem estar social.

O lançamento da consulta será no dia 14 de março.

 

Análise de conjuntura

A aprovação da PEC 55/16 (teto dos gastos), o veto à sanção do PLP 257/16 (renegociação das dívidas dos estados), a verificação do PLS 204/16 (esquema financeiro que gera dívida pública), pautaram a discussão.

Também analisaram a admissão da Reforma da Previdência pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o aumento das denúncias de corrupção e entrega do patrimônio público, aprofundando-se o privilégio financeiro ao mesmo tempo em que são reduzidos os direitos sociais.

Imagem:   Auditoria Cidadã da Dívida

Fonte: FASUBRA Sindical