Feira sobre comunidades quilombolas acontece em Cachoeira

Nos dias 28 e 29 de novembro, será realizada na Comunidade Quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira, a VI Feira de Cultura Afro Brasileira do Iguape. O projeto busca envolver todas as comunidades da região, escolas, grupos culturais e artísticos, e tem como característica discutir temas de políticas públicas em comunidades quilombolas.

Haverá exposição de artesanato local, apresentações culturais, oficinas e comercialização dos produtos locais, principalmente produzidos por mulheres, distribuição de pratos típicos da região e uma lavagem em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a ser comemorado em 20 de novembro.

O projeto da Feira de Cultura Afro Brasileira no Iguape conta, ainda, com o troféu “Sou negro e trago livre os meus sonhos”, momento em que se homenageia uma pessoa ou grupo que contribui para o processo de desenvolvimento histórico e social da região.

O projeto foi criado em 2009 por Adinil Batista de Souza (Pan Batista) e colaboradores, na comunidade quilombola de Santiago do Iguape com o objetivo principal de ajudar no processo de reconhecimento dos indivíduos da comunidade, enquanto quilombola, fortalecendo suas raízes e ancestralidade e contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região.

Fonte: UFRB