Festa da democracia: consulta democrática para escolha da Reitoria da UFBA inicia em clima de alegria e tranquilidade

A Consulta Democrática Prévia Informal à Comunidade Universitária para escolha do Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFBA – quadriênio 2022-2026 – iniciou na manhã desta terça-feira (24/05), com muita alegria.

As urnas foram instaladas com sucesso nas Unidades/Órgãos em toda a universidade e a comunidade universitária participa conscientemente em defesa da democracia e contra os retrocessos.

A primeira urna foi instalada na Maternidade Climério de Oliveira e recebida pela Coordenadora da ASSUFBA, Radinei Nascimento, que acompanhou as mesárias Edileda Cristina e Rosemeire da Silva no início dos trabalhos. Ela conclama a comunidade climeriana para a votação. “É importante que os Técnico-Administrativos em Educação, os docentes e discentes compareçam às urnas. Aqui na MCO os três segmentos estão a todo vapor, fazendo valer a autonomia e a democracia”.

O chefe do Laboratório de Análises Clínicas da MCO, Robson da Paixão, considera a consulta de extrema importância, pois consolida uma ferramenta democrática. “Nós servidores precisamos desse momento e de pessoas que são democraticamente eleitas. A eleição, de certa forma, é uma garantia da manutenção dos nossos direitos e deveres”.

Uma das primeiras a registrar o voto, a Coordenadora da ASSUFBA, Lina Teles, considera a consulta um momento histórico. “Nós do COM-HUPES estamos vivendo a ameaça de cessão à Ebserh. No momento em que fazemos uma eleição com democracia, esperamos que sejamos ouvidos e tenhamos um reitor que possa pelo menos trabalhar em favor dos RJU. Retrocesso nunca mais”.