#ForaBolsonaroRacista: Dia da Consciência Negra será marcado por atos em todo o Brasil

Neste sábado (20/11), Dia da Consciência Negra, vai ocorrer a sétima jornada nacional de manifestações pelo Fora Bolsonaro. Mais de 60 cidades já confirmaram a realização de atos. Além do racismo, outros grandes problemas nacionais, como pobreza, desemprego, aumento nos custos do gás, alimentos, combustível e energia serão pautas das manifestações.

Diversos movimentos se uniram para realizar os atos de sábado, 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares. Os manifestantes denunciam ainda o racismo estrutural no Brasil, que piorou quando Bolsonaro assumiu a presidência.

Nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro, a fome cresceu 27,6% no Brasil. E mais da metade da população brasileira, ou 116,8 milhões de homens, mulheres e crianças estão hoje em situação de insegurança alimentar. A maioria é negra. De acordo os  dados do Olhe para a Fome, os negros são 10,7% dos que não comem. O número cai para 7,5% entre os brancos. A população negra também é a que mais está em situação de rua. 

Por esses e outros motivos, a ASSUFBA tem um encontro marcado com a categoria, às 13h, no Campo Grande, Salvador, durante a 42ª Marcha da Consciência Negra. O Sindicato lembra que os cuidados com a pandemia devem prevalecer, como o distanciamento e o uso de máscaras. 

 

#ForaBolsonaroRacista