Frente Brasil Popular marcha em Brasília para unir o país contra retrocesso

“Aqui vive um povo que merece mais respeito!
Sabe, belo é o povo como é belo todo amor.
Aqui vive um povo que é mar e que é rio,
E seu destino é um dia se juntar.
O canto mais belo será sempre mais sincero.
Sabe, tudo quanto é belo será sempre de espantar.
Aqui vive um povo que cultiva a qualidade,
Ser mais sábio que quem o quer governar!”

(“Notícias do Brasil” ou “Os Pássaros Trazem”, de Fernando Brant/Milton Nascimento)

Aproveitando o 41º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), a ser realizado, de 12 a 15 deste mês, a Frente Brasil Popular (FBP) – que reúne dezenas de entidades e partidos – convoca todos os militantes que sonham com um país mais solidário e igual para marchar contra a trama golpista da direita na capital federal nesta sexta-feira (13), onde ocorre o congresso estudantil.

“A Frente Brasil Popular nasceu justamente desta união das forças progressistas para barrar a agenda conservadora e colocar na ordem do dia uma nova agenda”, diz Adilson Araújo, presidente da CTB.

Para ele, a FBP nasceu num momento propício, com objetivo de defender o Brasil das ameaças imperialistas e golpistas. “Defender a democracia, a Petrobras e lutar contra esse ajuste fiscal é importante para melhorar a vida da classe trabalhadora”, afirma.

“Nós da UBES colocamos no centro das discussões do nosso 41º Congresso a questão da democracia e da necessidade de avanços em políticas públicas para dar mais amplitude ao desenvolvimento pleno da juventude”, sintetiza Bárbara Melo, presidenta da UBES, que também integra a FBP.

Já o vice-presidente da CTB, Joilson Cardoso, defende que “a meta da FBP é criar um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil com democracia e a valorização do trabalho e assim fortalecer a luta da classe trabalhadora por uma nação mais justa”.

Saiba mais pelo site oficial da FBP (frentebrasilpopular.com.br)

Bárbara ressalta que esse é o maior congresso da história da UBES, que foi criada em 1948 e representa todos os secundaristas do país. “Estarão em Brasília nesta semana cerca de 10 mil estudantes, mais de 5 mil delegados de todos os cantos do país para o Congresso”, diz.

Para o escritor e estudioso Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, a criação da FBP é essencial para chamar “a sociedade para refletir, pensar nos projetos fundamentais e estruturantes para o país”, além de atentar “para a necessidade de nos unificarmos, organizarmos e reagirmos”.

“A juventude quer ser levada a sério e poder interferir cada vez mais nos rumos do nosso país”, afirma a presidenta da UBES. Para ela, é fundamental a unidade para a superação da crise política criada por uma oposição claramente golpista.

Informações sobre o congresso da UBES também pelo site oficial da entidade (www.ubes.org.br)

“Estudantes e trabalhadores precisam estar unidos na luta por mais conquistas, em defesa da democracia no combate ao conservadorismo, que ameaça submeter o Brasil novamente aos ditames do sistema financeiro global, acarretando miséria, menos educação e saúde para os mais pobres”, complementa.
A manifestação ocorrerá na sexta-feira (13) pela manhã. “É muito importante a FBP realizar um grande ato neste fim de ano para mostrar que não estamos para brincadeira e não aceitaremos nenhum direito a menos”, diz Kátia Gaivoto, secretária-geral adjunta da CTB.

“Brasília será palco de grandes manifestações mais uma vez no Mês da Consciência Negra com a Marcha das Mulheres Negras no dia 18 e o ato da FBP junto aos estudantes nesta sexta”, reforça Kátia.

Fonte: Portal CTB