Frente da Educação em Defesa da Vida: ASSUFBA repudia retorno às aulas presencias

Retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas só com vacina contra a Covid-19. Este é o posicionamento da Frente da Educação em Defesa da Vida, formada pela ASSUFBA, APLB-SINDICATO, SINASEFE, SINPRO-BA, CTB, UEB, ABES E UBES.

Um possível retorno às aulas agora é genocídio. Os números falam por si só. O Brasil soma 91.377 óbitos pelo novo coronavírus. Apenas nas últimas 24 horas, foram 1.189 mortes. São quase 60 mil novos casos de Covid-19 por dia. O total de infectados em todo o país chegou a 2.613.789.

Para piorar, não é possível vislumbrar quando a pandemia perder fôlego no país. Isso porque, desde o início, o presidente Jair Bolsonaro age com descaso e irresponsabilidade. Além da incapacidade de colocar em prática um plano para amenizar os efeitos da crise, o governo federal não consegue adotar medidas sanitárias e de proteção social da população, sobretudo, a mais carente. De acordo com o Tribunal de Contas da União, o Ministério da Saúde, ainda sem ministro, gastou 29% de verba destinada ao combate à Covid-19.

Por isso, a ASSUFBA repudia qualquer possibilidade de retorno das aulas presenciais. “É preciso garantir a segurança sanitária para estudantes, professores, funcionários e familiares”, afirma o Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, que participou da primeira reunião virtual da Frente da Educação em Defesa da Vida, ocorrida nesta segunda-feira (27/07).

Além da ASSUFBA, o debate contou com a participação de representantes do Fórum Estadual de Educação, APLB, ABES, UNE, UBES, CTB, CUT, do Ministério Público, do Conselho Estadual de Educação, das Comissões de Educação da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa da Bahia, SINPRO, CONTEE, SINASEF, entre outros.

O Coordenador do Sindicato, Renato Jorge, conta que da reunião foram aprovados alguns encaminhamentos, como a realização de um seminário estadual, com a participação do Ministério Público e outras entidades, além do lançamento de um Manifesto Ampliado da Educação Em Defesa da Vida.

Também foi aprovada a construção de um grande seminário remoto e o fortalecimento de uma campanha para dialogar com a sociedade. Com as recomendações de distanciamento social, as redes sociais têm sido um instrumento importante. Por isso, a Frente recomenta o uso das hashtags #educacaopelavida e #quemamacuida.