Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público é lançada no Senado

Em defesa dos trabalhadores públicos, a CTB esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público nesta terça-feira (13), no Senado. Presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), o colegiado tem o objetivo de lutar contra projetos nocivos que retiram direitos dos trabalhadores do serviço público e promovem o desmonte do Estado. Participaram do ato representantes de outras centrais sindicais, entre elas a Nova Central, Intersindical, além de dirigentes de entidades como a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), responsável pela convocação da frente.

CTB e CSPB são entidades precursoras na luta da categoria contra a agenda regressiva do governo Michel Temer que vem jogando a conta da crise no bolso do trabalhador, desmontando o serviço público, as garantias sociais e os direitos conquistados pela classe trabalhadora ao longo dos anos.

A categoria está mobilizada desde ontem (12), em Brasília numa Jornada Nacional de Lutas promovida pelas entidades sindicais, com uma série de atividades em defesa do funcionalismo público, contra o retrocesso de direitos.

Servidores de todo o país estão acampados na capital federal, em frente ao museu da república, até amanhã(14). A categoria ameaça entrar em greve, caso o governo não retire de pauta projetos nocivos como o PLP 257, a PEC 241 entre outros que penalizam a categoria.

Hoje no plenário da Casa, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que também participou do lançamento da Frente, disse que o país se tornou palco de uma imensa “teia de resistência democrática” para dizer não à agenda que o governo Temer tenta impor, com o objetivo de retirar direitos dos trabalhadores.

Fátima se referiu às manifestações contra a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos, retirando recursos de áreas como Saúde e Educação.

“Nessa frente a gente pretende fazer um debate onde a CTB vai denunciar e lutar contra todos os projetos nefastos à classe. A CTB vai questionar – nós temos senadores deputados que defendem o serviço público e o servidor público de fato? Vamos pressionar os parlamentares no Congresso para que demonstrem comprometimento com a nossa causa”, declarou João Paulo Ribeiro (JP), Secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos da central.

Fonte: CTB