Governo e centrais sindicais assinam regras da Mesa de Negociação Permanente

Na manhã desta terça-feira (11/07), durante cerimônia ocorrida no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, representantes sindicais e ministros do governo que participam da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) assinaram a portaria contendo o protocolo e o regimento interno da medida. A primeira rodada de negociações foi realizada na tarde do mesmo dia, em que o dirigente João Paulo esclareceu os principais pontos debatidos.

O novo protocolo estabelece os princípios e premissas para a negociação coletiva no serviço público, já o regimento interno é responsável por definir a organização e o funcionamento da mesa. Vale lembrar que no início deste ano a Mesa de Negociação concordou com aumentos de 9% nos salários e de 43,6% no auxílio-alimentação para os servidores públicos federais.

A Mesa Nacional de Negociação Permanente tem como objetivo primordial a garantia de um espaço permanente, paritário, cordial, ético, legítimo e democrático para negociações coletivas a respeito do setor público. Os encontros são coordenados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e possui duas bancadas: a governamental e a sindical, estabelecendo um debate republicano sobre as demandas da categoria.

A próxima reunião está prevista para o dia 25 de julho, e um outro encontro com o governo federal, para apresentação da proposta de reajuste salarial para a categoria, em 12 de agosto.