Governo tem nova estratégia para solucionar problema do INSS: esconder os dados sobre as filas

A crise das filas do INSS, que acontece desde o final de 2019, está levando o governo Bolsonaro a tomar medidas desesperadas. A última estratégia foi a contratação de militares da reserva para gerir as filas, que esta sendo mal sucedida, tentando ser barrada pelo Mistério Público, que entrou com pedido no TCU. Agora, a cúpula da Previdência tem nova estratégia: bloquear o acesso aos dados relacionados à evolução da fila de pedidos de aposentadoria.

Já são 2 bilhões de brasileiros tentando uma resposta do INSS para conseguir a aposentadoria. Com o aumento das filas, o governo redobrou protocolos de segurança sobre o acesso dos dados. A informação é da revista Veja.

Um servidor deu uma declaração sobre o que de fato está acontecendo entre a cúpula. “Eles (Diretorias de Benefícios e Atendimento) elevaram o nível de segurança dos sistemas que pegam as filas. Se alguém consegui acessar, será detectado em tempo real. Estão escondendo até do ministro Paulo Guedes o tamanho real da fila”, diz um servidor, sob a condição do anonimato pela revista.