HUPES inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular e novo tomógrafo

Diagnósticos precisos e realização de mais tomografias

A partir das 15h desta sexta-feira (1º/02), acontece a inauguração do Laboratório de Diagnóstico Molecular e entrega do novo tomógrafo no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas/UFBA) com a presença da Reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal Rosa, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do Governador do Estado, Jaques Wagner, do Secretário de Saúde, Jorge Solla. Com o novo laboratório que está vinculado ao Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA), será possível a realização de diagnósticos mais precisos em diversas especialidades, aumentando a eficiência no atendimento dos pacientes no Sistema Único de Saúde da Bahia (SUS) e o tomógrafo – um aparelho Toshiba de 64 canais que possui uma melhor definição, rapidez e maior nível de qualidade e recursos, passará a atender 25 pacientes, em vez dos atuais 12 a 15 por turno.

Além da inauguração do anexo de Biologia Molecular, a Reitora e o Ministro da Saúde também lançará a pedra fundamental para o inicio das obras de ampliação do Laboratório do Serviço de Gastro-Hepatologia e do Serviço de Infectologia, no 6º andar, visando à construção da área didática que atenderá pesquisadores da Amazônia que virão desenvolver a sua formação em Biologia Molecular em Salvador. O Ministro também visitará a única enfermaria do Norte/Nordeste dedicada às doenças hepáticas de alta complexidade. São 22 leitos projetados para o atendimento desses pacientes. Nesta enfermaria, são treinados através de programas de preceptorship profissionais de outras unidades da federação onde há escassez de médicos com expertise em hepatologia.

Hospital das Clínicas e Complexo HUPES

A instituição, inicialmente denominada Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e conhecida como Hospital das Clínicas, foi inaugurada em novembro de 1948, com o objetivo de atender às demandas acadêmicas dos estudantes do curso de Medicina da UFBA, que, até então, utilizavam outras instituições para desenvolver na prática seus conhecimentos teóricos.  De acordo com indicadores numéricos registrados em 2012, em seus 272 leitos, o HUPES realizou 3.835 cirurgias, 5.661 internamentos e 214.805 consultas.

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos é referencia em Alta-Complexidade no Sistema Único de Saúde em diversas Especialidades. É o maior centro de referencia em especialidade da Bahia.  Seu Serviço de Hepatologia tem se destacado em todo o país e no Estado é referência para doenças hepáticas com realização de transplantes hepáticos.

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES) é um órgão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado pelo Conselho Universitário da UFBA, em junho de 2006, com a reunião das três unidades de saúde – o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) e o Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto (AMN), todas localizados no Canela.  O Complexo HUPES é um estabelecimento hospitalar e ambulatorial, público, geral, de grande porte, referência em média e alta complexidade no Estado e integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).

NECBA

No Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA), foi construído um centro para pesquisa clínica com novos fármacos, principalmente imunobiológicos que é o Laboratório de Diagnóstico Molecular.  O núcleo fica no 1º subsolo do hospital e é uma área administrativa com arquivo próprio, câmara fria, área para manipulação de medicamentos, área de monitoria de pesquisa e espaço para enfermagem. Possui uma recepção, três consultórios, posto de enfermagem, área para aplicação de imunobiológicos subcutâneos e área para infusão de imunobiológicos que necessitam supervisão.

Fonte: www.ufba.br