HUPES inaugura novas instalações do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo

Atendimento é exclusivo aos pacientes do SUS/ Foto: UFBA em Pauta

 

 

Na terça (20/05), o Complexo Hospital Universitário Porfessor Edgard Santos (Com FUPES) entregou à população  as novas instalações do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LEIM) do Serviço de Genética Médica. O LEIM terá capacidade de atendimento ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS),  e é  exclusivamente voltado à pacientes com doenças metabólicas que  realizarão no novo laboratório  procedimentos como o de dosagem enzimática para diagnóstico de doenças de depósito, a exemplo das Mucopolissacaridoses.

Segundo a coordenadora do Serviço, Angelina Acosta, a reestruturação teve um investimento de empresas parceiras, o que possibilitou a capacitação técnica para implementação de novos procedimentos laboratoriais, destinados aos diagnósticos de doenças metabólicas diversas, como testes enzimáticos específicos. “O único procedimento que oferecíamos era a triagem urinária com capacidade de 700 exames por ano que, com a expansão, passará para 980 testes/ano”, afirma a coordenadora.

Com a aprovação de um projeto de pesquisa pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), virão recursos para aquisição de novos equipamentos que vão incrementar o LEIM com uma tecnologia moderna para análise enzimática e molecular na detecção de doenças metabólicas, além de centrífugas refrigeradas e outros materiais necessários para viabilidade do funcionamento com qualidade.

 

O Serviço

O serviço foi fundado em 1996 e hoje funciona com diversas parcerias, entre as quais, o Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através das diversas redes de apoio diagnóstico.  Atua na detecção de doenças metabólicas – alterações enzimáticas que afetam o desenvolvimento do indivíduo, podendo aparecer logo após o nascimento ou ao longo da vida. Embora seu surgimento seja raro, quando detectadas, na sua grande maioria, podem ser tratadas.

A equipe é composta pela professora Angelina Xavier Acosta, atual coordenadora; a médica geneticista Joanna Góes Meira; as médicas neurologistas, Marcela Costa e Emília Katiane Leão; o farmacêutico bioquímico, Gildásio Carvalho; as biomédicas, Paula Brito e Maila Viana; as biólogas Neulice Barros e Esmeralda Alves; a secretária Graziela Paz, além de acadêmicos estagiários de diversas áreas.

O atendimento é exclusivo ao público do SUS, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. Mais informações sobre agendamento pelo telefone 3289-8109/8107, pelo e-mail genética@hupes.ufba.br ou no site www.complexohupes.ufba.br/o-complexo-hupes/assistencia/laboratorios/

Fonte: UFBA em Pauta com edição de Ascom ASSUFBA Sindicato.