HUPES será pioneiro em procedimento inovador para tratamento do intestino delgado

No próximo dia 30/11, acontece um treinamento no Complexo HUPES como preparação para a realização do primeiro procedimento de Enteroscopia por Balão do Estado da Bahia, antes mesmo dos serviços privados. A atividade será coordenada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Inácio Vieira Sanseverino e capacitará os médicos do Hospital das Clínicas, para a partir de fevereiro de 2014, realizar rotineiramente o procedimento endoscópico novo que avalia, diagnostica e trata doenças do intestino delgado.

Exame sofisticado 

Até pouco tempo, as doenças do intestino delgado sofriam sérios problemas para o diagnóstico uma vez que a Endoscopia Digestiva Alta avalia bem o esôfago, o estomago e a primeira porção do intestino delgado (duodeno proximal), enquanto a Colonoscopia avalia o intestino grosso, ou seja, o segmento colorretal.

Segundo informações da equipe médica, o intestino delgado, medindo cerca de 5 a 7 metros de extensão, não tinha maior acessibilidade pelos métodos endoscópicos convencionais necessitando de outros métodos de imagem ou cirurgia para o diagnóstico de boa parte das suas doenças. A Enteroscopia chegou para ocupar esta lacuna, por tratar de um exame sofisticado, trabalhoso e caro, realizado em poucos centros do país.

De acordo com o Dr. Raymundo Paraná, coordenador do Serviço de Gastro Hepatologia, este programa de adequação do Serviço de Gastro-Hepatologia e Endoscopia Digestiva para o atendimento de Alta Complexidade na Bahia, já motivou pioneirismo no serviço público de saúde na Bahia com a Cápsula Endoscópica, com a implantação do Fibroscan em substituição às Biopsias Hepáticas, com o procedimento de  Eco-Endoscopia Diagnóstica e agora com a Enteroscopia com Balão.

 O treinamento

Será nos dias 29 e 30 de novembro, divididos em uma parte  teórica (no Hospital Aliança) e outra prática (no HUPES) com exposição sobre o tema Enteroscopia – Estado da Arte. A exposição teórica será aberta ao público, médicos e estudantes de medicina interessados no estudo de afecções do Intestino Delgado.

Fonte: www.ufba.br