I Encontro dos TAEs da UFOB reafirma importância dos servidores na construção e consolidação da universidade

Com a participação de 165 Técnico-Adminstrativos em Educação e 35 convidados especiais, o I Encontro de TAE’s da UFOB: Construindo identidade e o espírito de pertencimento, ocorrido no dia 27/10, foi importante para fortalecer a construção da identidade ufobiana e o sentimento de pertencimento, bem como consolidar uma política de valorização do profissional universitário.

Logo pela manhã, a abertura contou com a intervenção da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Olívia Santana, que ressaltou a importância das Universidades na transformação de vidas na sociedade, com um breve relato sobre sua origem e a busca pelo conhecimento.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Simone Coité, saudou os TAE’s Ufobianos e as autoridades presentes com boas-vindas destacando a importância dos técnicos na construção da identidade e consolidação da Universidade pública brasileira e o fortalecimento do espírito de pertencimento à comunidade acadêmica da UFOB.

 

a0db12a3-1155-49b7-a854-4fa93aa63ad9

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFOB, Marcos Aurélio Souza Brito, parabenizou a ASSUFBA pela iniciativa de realizar o Encontro em parceria com a Administração Central, e destacou também a qualidade do diálogo que acontece entre o Sindicato e a PROGEP.

A Reitora, Iracema Veloso, relatou a importância das atividades desenvolvidas pelos servidores na UFOB e os desafios postos para o futuro. A Deputada Federal, Alice Portugal falou com profundidade sobre o papel dos TAE’s no processo de implantação e consolidação da Universidade pública na atualidade. Além disso, fez uma análise da conjuntura política nacional dialogando sobre sua história de militância na UFBA, com participação ativa nos movimentos estudantil e sindical da ASSUFBA/FASUBRA. Com alegria afirmou ter orgulho de ser TAE da UFBA e a importância da ação coletiva e unidade para superar este momento difícil que estamos vivendo. Temer não se cansa de prejudicar o povo para sanar as suas dívidas. É o pior governo da história do Brasil. É corrupto.

Presente na atividade, o Coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, Valmiro dos Santos, representou o Coordenador Geral, Renato Jorge, e falou da atuação do Sindicato e o compromisso em organizar os TAE’s nas Universidades Federais da Bahia.

Se dirigindo à Reitoria Iracema Veloso, Valmiro pediu ainda que os gestores das universidades olhassem com mais carinho para os técnicos, sobretudo, com a atual conjuntura, em que a luta da categoria se intensifica diante do ataque do governo aos serviços públicos.

 

f9b5fa76-bec5-401c-9b2e-8cdf4733823a

A abertura contou ainda com a apresentação cultural da centenária Filarmônica Lira Angicalense, formada em sua maioria por crianças, com a dedicação do maestro, Durval Merindo Bandeira Coité, que apresentou um repertório especial para a comunidade universitária. É importante que a sociedade prestigie esse trabalho social com os jovens.

Participaram do evento também o Pró-Reitor de Planejamento, Poty Lucena, a Pró-Reitora de Administração, Adriana Migliorini Kieckhöfer, e a Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Graduação, Anatalia Dejane.

O Encontro foi bastante positivo e participativo e contou com técnicos de Barreias, Barra, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Apenas os servidores de Bom Jesus da Lapa não puderam marcar presença, em virtude de uma atividade que aconteceu na mesma data.