Julho das Pretas: Debate sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres negras

Durante todo este mês, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, é pensada uma agenda comum do movimento de mulheres negras da Bahia. Em Salvador, como parte da campanha Julho das Pretas, será realizado o debate A Reforma da Previdência na vida das mulheres negras, no dia 24/07, às 9h, no auditório da ASSUFBA. 

A reforma, que foi aprovada em primeiro turno da Câmara Federal, atinge em cheio a mulher negra, que, em geral, começa a trabalhar ainda cedo e sem carteira assinada, o que torna impossível o sonho da aposentadoria. 

O evento é realizado pela CTB Bahia e a Secretaria da Mulher da central. A secretária da Mulher Trabalhadora da entidade, Marilene Betros, fala da importância da atividade. “A participação de todos é muito importante neste debate. Nós mulheres negras somos as mais afetadas com esse retrocesso. Além de entrarmos mais cedo no mercado de trabalho, recebemos os menores salários e ficamos tempo na informalidade, e isso dificulta o acesso à aposentadoria”, concluiu.

A data

O Dia Internacional da Mulher Afro- Latino-americana e Afro-Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído por meio da Lei nº 12.987, em 2 de junho de 2014.