Laboratório de Pesquisa da HUPES inicia método de testagem do coronavírus por saliva, inédito no Brasil

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia começou uma nova forma de testagem para detecção do coronavírus inédita no Brasil. A testagem com o uso da saliva tem sido aplicada há dois meses no HUPES com base nos estudos do seu Laboratório de Pesquisa em Infectologia (Lapi).

São testados os pacientes e colaboradores do complexo que desenvolvem sintomas passíveis ao vírus e a metodologia estudada garante muitos retornos benéficos para o hospital, pois tem sido utilizada como uma forma não invasiva e apresenta riscos menores aos funcionários de uma possível contaminação, já que o próprio testado retira a sua saliva. 

Além desses pontos positivos, a técnica possui um custo menor do que o convencional, com o uso de apenas um coletor de urina, estéril, sem a necessidade de EPIs e a possibilidade de realizar vários testes ao mesmo tempo com base no “esquema pool” que possibilita a coleta de até cinco amostras de salivas ao mesmo tempo para realizar a detecção.