Laboratórios da UFBA em Salvador e Vitória da Conquista produzem álcool gel para distribuição

Os laboratórios da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador e no Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), em Vitória da Conquista, estão produzindo álcool gel para ajudar no combate do novo coronavírus (COVID-19). A ação é uma iniciativa do grupo “Malucos do Álcool gel” e reúne um conjunto de professores da Faculdade de Farmácia, do Instituto de Química e da Escola Politécnica.

Ao todo, serão produzidos até 200 kg de álcool em Salvador e distribuídos inicialmente nos hospitais universitários. O vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Denis Soares, falou com o Edgardigital sobre a escassez da matéria prima, como alguns reagentes químicos necessários e que estão buscando uma alternativa para a produção de substância semelhante com a mesma eficácia.

Em Vitória da Conquista, o laboratório IMS fez uma parceria com prefeitura local para diluir álcool líquido 96% e entregar a substância na forma de álcool 70%, concentração indicada para uso caso de indisponibilidade do álcool gel, uma alternativa inteligente e eficaz.

O IMS tem a expectativa de diluir em torno de 600 litros de álcool com a intenção de distribuir o produto nas unidades de saúde do município. A equipe também ressaltou seguir todas as orientações dada pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como as medidas de distanciamento.