Lançamento do Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana

Convite Edital Economia Solidária Matriz Africana 2014A Superintendência de Economia Solidária – Sesol – SETRE, alinhada com os avanços no campo das políticas públicas em torno da promoção da igualdade, intensificou ações em torno da inclusão sócio-produtiva e do registro histórico da contribuição do povo negro baiano no campo do trabalho, em especial, o coletivo associado.

Como eixo estruturante dessas ações, encontra-se o Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana. Buscando incentivar o empreendedorismo negro, a SESOL identificou um imenso potencial produtivo nos espaços de matriz africana, constituído por homens e mulheres livremente associados em empreendimentos formais e informais, produzindo uma gama de artefatos e expressando manifestações culturais características – artesanato, confecção, culinária e plantas medicinais etc. Esses núcleos produtivos revelam uma força pulsante da economia solidária, até então invisibilizada nos espaços urbanos. Assim, ao longo do ano de 2013, escutas das demandas e reivindicações dos segmentos organizados – blocos afro, baianas de acarajé, terreiros, quilombos, estética e moda afro, grupos de expressão cultural/musical – foram realizadas, subsidiando a confecção do referido edital.

Outra linha de atuação privilegiada foi a proposição do Documentário “ A Cor do Trabalho”, em parceria com a Portifolium. Este adquire destaque e relevância, principalmente por se tratar do primeiro registro cinematográfico a dar visibilidade à história do trabalho negro coletivo no Brasil. Contribuição esta que visa superar a ausência de valorização histórica ao passado empreendedor do povo negro na Bahia. Buscando potencializar a veiculação do filme serão produzidas 3.000 cópias de DVD, com um encarte ilustrado trilíngue (português, inglês e espanhol), para serem distribuídas, sob a forma de doação, para todas as escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública estadual da Bahia e também para centros culturais, bibliotecas e instituições públicas de caráter cultural na Bahia e no Brasil. No momento, o documentário está na fase de produção, com foco nas entrevistas.

Considerando a importância das ações supracitadas e da sua divulgação para a sociedade baiana, Convidamos vossa senhoria para o lançamento do edital e a apresentação da prévia do documentário no dia 21 de março de 2014 – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A realização de tais eventos em data expoente do calendário de lutas do movimento negro cunha todo um processo de participação popular e diálogo do poder público com a sociedade civil organizada. Seguem, abaixo, dados específicos de cada evento:

 

Lançamento do Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana

Local: Faculdade de Medicina UFBA – Terreiro de Jesus

Data: 21 de março de 2014

Horário: 15 h

Apresentação do Documentário “A Cor do Trabalho”

Local: Sociedade Protetora dos Desvalidos – Terreiro de Jesus

Data: 21 de março de 2014

Horário: 19 h