Levantamento da Andifes apresenta ações de combate à Covid-19 nas universidades federais

Uma pesquisa sobre as ações de combate ao novo cornavírus (Covid-19), lançada nesta segunda-feira (11/05), pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apresenta dados levantados pelas universidades federais de todo país, como o número de leitos disponibilizados.

Outras informações do estudo da Andifes são sobre: volume de álcool gel distribuído, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) produzidos, número de testes realizados e pesquisas científicas desenvolvidas.

Os dados desta pesquisa serão atualizados constantemente pela entidade, como afirmou o presidente da Andifes e reitor da UFBA, João Carlos Salles. O levantamento coletou resultados de atividades de ensino, pesquisas e extensão ligadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Em relação aos leitos disponibilizados pelos Hospitais Universitários, ao todo são 2.228 normais para o tratamento. Outros 489 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As pesquisas somam 823 documentos ligados ao novo vírus, nas instituições federais de ensino superior (Ifes), além de 96 ações de produção de álcool e produtos de limpeza.

Até o momento, são 104 ações de produção de EPIs, sendo produzidos, até o momento, 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6 mil aventais e 2 mil capuzes.

Já as ações de testagem do coronavírus chegam a 53, com número incipiente de 2.600 testes diários e de 55.001 testes realizados. Até o momento foram feitas 697 campanhas educativas e 341 ações solidárias.

Das 67 Ifes brasileiras, 46 responderam à pesquisa. Outras, que não participaram, ainda poderão disponibilizar as informações, e os dados serão atualizados.