Lideranças do Hospital e COM-HUPES cobram democracia na eleição do Hospital

A coordenação da Assufba Sindicato juntamente com a representação estudantil e dos servidores lotados no COM-HUPES se reuniram na tarde desta terça (06/08) com a reitora Prof.ª Dora Leal. O objetivo da audiência, que aconteceu no gabinete da reitora, foi buscar um posicionamento da universidade em relação ao processo democrático de escolha da nova gestão, 2013-2017, do hospital universitário e também discutir melhorias para a saúde do trabalhador.

Coordenação da Assufba e liderança do HUPES falam com a Reitora sobre eleição no hospital_Foto: Foco Filmes/Américo Barros

Coordenação da Assufba e liderança do HUPES falam com a Reitora sobre eleição no hospital_Foto: Foco Filmes/Américo Barros

Na ocasião, a coordenadora de saúde do DCE, Mariana Prates, relatou que a comunidade estudantil tem passado por vários constrangimentos e agressões nas reuniões do Conselho Gestor. “Eles querem acabar com a autonomia universitária. Nós vamos para a reunião sempre apreensivos sem saber que ‘carta na manga’ o diretor têm para impedir o processo democrático de eleição no Hupes”, afirma Mariana.

Já a servidora e representante da comissão eleitoral, Almira Rosário, disse que há uma instabilidade no hospital provocada pelo atraso no calendário eleitoral, já aprovado pelo Conselho Gestor. “A gente está chegando ao final do ano e não conseguimos fazer sequer uma comissão”, pontua Rosário.

Indignado com a situação ante democrática no Hupes, o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge Pinto, garante que existe uma manobra para inviabilizar a eleição. “Esse debate não avança! Não suportamos mais essa condição. Queremos respeito mútuo e democracia”, desabafa.

A Prof.ª Dora Leal disse que pela lei ela poderia indicar diretamente um novo diretor para o Hupes, mas prefere seguir a tradição que é o processo eleitoral. “Eu recebi alguns professores pedindo para não ter eleição, contudo discordo dessa atitude e vou chamar o presidente do Conselho para conversarmos. Eu prezo pelas normas que garantem o processo democrático”, finaliza.

Saúde do Trabalhador

A segunda pauta da audiência tratou sobre melhores condições de trabalho para os servidores técnicos, incluindo o SMURB e os Turnos Contínuos. O coordenador Geral, Renato Jorge Pinto informou à Reitora que a Assufba vai elaborar uma proposta e abrir uma mesa de negociações para aferimento da pauta local.

Fonte: Ascom Assufba