Lideranças mundiais se comprometeram a seguir Acordo de Paris na COP 25; países mais poluentes não estavam presentes

No primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), nesta segunda-feira (2/12), líderes mundiais prometeram ampliar a luta contra o aquecimento global. A Conferência, que começou ontem, Madrid, na Espanha, ocorre até o dia 13 de dezembro. Participam do evento representantes de quase 200 países, com participação de mais de 25 mil pessoas. Neste ano, o COP 25 adotou o slogan “Hora da Ação” (Time for Action) e busca apresentar provas de que podem evitar maiores impactos causados pelo aquecimento global.

Líderes de diversos países se comprometeram a lutar a favor do meio ambiente e aceitaram agir de acordo com os termos do Acordo de Paris, que deverá começar a valer em 2020. Porém, os principais países emissores de gases, como Estados Unidos, China, Índia e o Japão não estavam presentes. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que não demonstrou nenhum interesse pelos recentes desastres ambientais ocorridos no país, não confirmou presença na Conferência.

A COP 25 é um encontro realizado por países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Este ano, o evento chega a sua 25ª edição, e a próxima reunião já está confirmada e será sediada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2020.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reforçou em seu discurso na sessão de abertura que a única forma de contar o aumento das temperaturas globais abaixo de 1,5 graus célsius é focar na neutralização das emissões de carbono até 2050.

 

Foto: Andrea Comas/AP