Luta e solidariedade marcam o Dia do Trabalhador

Nos últimos anos, a classe trabalhadora resistiu, lutou bravamente e agora pode voltar a ter esperança. Neste 1º de Maio Unificado, os(as) trabalhadores(as) e a ASSUFBA voltam às ruas para celebrar a vitória da democracia e reafirmar a luta por emprego, renda e direitos. Em Salvador, o ato ocorreu no Farol da Barra.

Desde o golpe jurídico-parlamentar-midiático de 2016, os(as) brasileiros(as) amargam perdas de direitos. Neste Dia do Trabalhador, as pautas envolvem questões sociais e econômicas, um projeto nacional de coloque o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, fortalecimento dos sindicatos e valorização do serviço público.

O Coordenador da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira, afirmou que este 1º de Maio é especial. “Hoje estamos comemorando o Dia do Trabalhador depois de uma batalha contra o fascismo e fomos vitoriosos. Aqui estão os(as) trabalhadores(as) das universidades públicas federais, hoje representados pelo Sindicato, criado no período da ditadura militar, que lutou pela redemocratização do país e não se rendeu durante os dias sombrios que nós vivenciamos nos últimos tempos”, afirmou.

Além de luta, o dia também foi de solidariedade. Os trabalhadores abraçaram a campanha Bahia Sem Fome do governo estadual. Cada um dos presentes levou 1kg de alimento não perecível para doação. Ao final das manifestações políticas, o público curtiu os shows da cantora Daniela Mercury e da banda Olodum.