Manifesto assinado pelos ex-presidentes da Andifes foi enviado à presidência da Câmara

Devido ao descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o setor da educação, ex-presidentes da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) estiveram com parlamentares das frentes pela Valorização das Universidades Federais e em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, nesta terça-feira (17/09), para entrega de um manifesto em defesa das universidades públicas.

O objetivo do encontro foi a solicitação do apoio legislativo, para pressionar o governo entreguista e privatista de Bolsonaro a desbloquear recursos orçamentários para as universidades. Devido às ameaças de as instituições precisarem interromper as atividades, os ex-presidentes também buscaram ajuda para que seja aberto um canal de diálogo com o Ministério da Educação (MEC) para debate das necessidades das instituições federais.

Presente nas lutas contra o desmonte das universidades federais e participante da coordenação da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) ressalta que essa luta é de extrema importância e deve ser tratada com urgência. Além de lembrar que as universidades passam por uma crise que tende a piorar com a adesão do projeto Future-se.

O documento, que foi encaminhado à presidência da Câmara Federal, foi subscrito pelos 24 ex-presidentes da Andifes durante os 30 anos de existência.

Apenas neste ano, o MEC já teve mais de R$ 5 bilhões contingenciados, que abrangem verbas para universidades públicas e programas de fomento à pesquisa.

 

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara