MCO: mutirão de consultas e exames das mamas atendeu mais de 70 mulheres

A Maternidade Climério de Oliveira, em Nazaré, atendeu mais de 70 pacientes em mutirão de consultas com mastologistas e exames das mamas. A MCO-UFBA teve como objetivo incentivar a campanha Outubro Rosa, período voltado para conscientização e prevenção do câncer de mama.

No mutirão, a MCO-UFBA atendeu no total 74 mulheres para consultas e também ultrassonografia das mamas, 30 fizeram mamografias e algumas mulheres  agendaram punção mamária. Além disso, 21 meninas foram atendidas no laboratório para coleta ou agendamento de exames. Teve ainda atividade educativa com profissionais de Nutrição, Educação Física e Serviço Social, que aconteceu durante todo o dia. 

É importante ressaltar que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil e o que causa mais mortes por câncer em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde. Se a pessoa for diagnosticada e tratada no início, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento. Por isso é necessário toda atenção e cuidado.