MEC e Inep decidem adiar Enem para janeiro e fevereiro de 2021; para UNE a decisão desrespeita votação dos estudantes

Mesmo sem ministro e sem realizar um debate com as entidades estudantis sobre a decisão, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram o novo calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com os órgãos, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021 os exames serão realizados. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (08/07).

Os estudantes inscritos para modalidade de prova impressa (5,7 milhões) terão os dias 17 e 24 de janeiro para realização. Já os participantes da modalidade digital (96 mil), os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

Vogel disse ainda que a decisão foi a mais adequada e “técnica” para todos, conforme o momento. No entanto, a vontade do MEC era de contemplação da prova em novembro deste ano, mas por pressão da comunidade estudantil essa data foi adiada.

De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, a maioria dos estudantes votaram para que a prova ocorresse em maio, em consulta aberta pelo MEC. “Não escutaram as entidades estudantis em nenhum momento e ignoraram o resultado da consulta que eles mesmos fizeram!”, disse em uma rede social.