MEC lança desafio sustentável junto às universidades e institutos federais

O Ministério da Educação (MEC), através da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), lança o projeto interinstitucional Desafio da Sustentabilidade. A iniciativa faz parte do Prêmio Ideia, que este ano concentra-se no uso racional dos recursos públicos e o estabelecimento de uma consciência coletiva socioambiental.

O desafio é uma consulta pública na qual os participantes podem propor e avaliar soluções pró-ecológicas inovadoras em duas categorias: “Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?” e “Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?”.

Para participar, é preciso realizar o cadastro em mec.gov.br/premioideia. A consulta pública terá início às 14h do dia 06 de novembro de 2014 e término às 18h dos dias 03 (desafio da água) e 05 (desafio da energia elétrica) de fevereiro de 2015. A participação é aberta a todas às pessoas físicas, que, ao se cadastrarem, devem optar por representar uma das 63 universidades federais ou uma das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas ao MEC.

Os quatro colocados que somarem mais pontos em cada desafio serão premiados em dinheiro, assim como as instituições que estiverem representando (somados, os valores chegam a R$ 20 mil para os usuários e R$ 8 milhões para as instituições de ensino). O diferencial da competição é o fato de que os participantes não só apresentarão suas propostas, mas também poderão avaliar e propor aprimoramentos aos demais inscritos.

Fonte: MEC