Ministério da Economia altera forma de acesso ao SIGEPE, que deverá ser feito através da plataforma “Gov.BR”

A ASSUFBA foi informada pela PRODEP/UFBA que o Ministério da Economia determinou que o acesso de servidores, aposentados e pensionistas ao SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas) passará a ser feito exclusivamente por meio da conta “Gov.BR”, que é destinada aos cidadãos brasileiros na utilização de serviços prestados pelo governo federal.

Com a mudança, servidores, aposentados e pensionistas passarão a acessar o SIGEPE utilizando-se da conta “Gov.BR”, através de login/senha únicos. De acordo com a PRODEP, o aplicativo SIGEPE Mobile (disponível para celulares iOS e Android) será reformulado nos próximos dias, a fim de contemplar a nova forma de acesso.

Diante das alterações, a PRODEP orienta que seja feito o cadastro antecipado na conta “Gov.BR”, a fim de evitar interrupções no acesso ao SIGEPE. Para quem já possui a conta, basta fazer uma revisão dos dados e a obtenção dos Selos de Confiabilidade.

Para quem já tem conta cadastrada no “Gov.BR”, criada em momento anterior (por exemplo, para acesso ao e-CAC/Receita Federal, ao Meu INSS, etc), deve usar o login/senha para acesso ao SIGEPE, quando este sistema estiver disponível. Neste caso, é preciso que a conta tenha Selo de Confiabilidade “Prata” ou “Ouro” (confira passos 5 e 6, abaixo).

A PRODEP destacou ainda que a iniciativa da mudança da forma de acesso ao SIGEPE foi conduzida pelo Ministério da Economia, que centraliza a gestão e o funcionamento desse sistema. Todos os dados do cidadão disponíveis na plataforma são gerenciados exclusivamente pela pasta e, em caso de necessidade de correção/ajustes, a orientação é o acionamento através do site https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/acesso-gov.br/4-segui-todas-as-orientacoes-mas-nao-consegui-recuperar-a-minha-senha-de-acesso-ao-gov-br-o-que-fazer  

Como criar a conta?
Caso não possua ainda a conta na plataforma “Gov.BR”, siga o passo a passo abaixo para criá-la:
1) Acesse https://acesso.gov.br
2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br”
3) Escolha uma das opções de cadastro
4) Preencha o formulário online
5) Conta cadastrada? Consulte o seu selo de confiabilidade em https://confiabilidades.acesso.gov.br/
6) Não possui Selo Prata ou Ouro? Obtenha um no mesmo link https://confiabilidades.acesso.gov.br/