Ministro da Educação pretende retormar obras no setor

Camilo Santana, Ministro da Educação de Lula, declarou que o presidente determinou o levantamento da situação das 3,7 mil obras inacabadas e paralisadas na pasta, com o objetivo de retomá-las o quanto antes.

Entre as obras paradas estão creches, escolas, institutos federais e campi de universidades públicas. Lula ainda autorizou uma análise da situação da merenda escolar, sem repasse de verba há seis anos, com previsão de aumento dos recursos ainda em fevereiro, antes do início do ano letivo.

O mministro também revelou que está sendo elaborado um programa nacional para estimular os estudantes a participarem do ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio, cujo número de inscritos vem caindo desde 2014. A idéia é promover campanhas públicas visando atrair os alunos para a prova.

Programas de financiamento e bolsas estudantis, como o FIES e o ProUNI, serão revistos de modo que não comprometam a vida financeira dos estudantes. Santana também irá apresentar um plano de conectividade na rede escolar e a implementação do ensino integral no país.