Ministro da Saúde admite que país não tem seringas suficientes para as primeiras fases da vacinação contra Covid-19

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu nesta quarta-feira (13/01) que o Brasil não dispõe de seringas suficientes para as primeiras fases de vacinação contra a Covid-19. O comunicado foi feito por meio de documento enviado ao Supremo Tribunal Federal.

“Estima-se que há nos estados mais de 52 milhões de seringas e agulhas aptas para a realização da vacinação, enquanto a estratégia para os grupos listados estima quase 30 milhões de doses para o esquema vacinal completo de duas doses”, disse o Ministério da Saúde, em trecho do documento assinado por Pazuello e enviado ao STF. 

Pazuello afirmou que a quantidade estimada foi calculada a partir de um e-mail enviado no dia 27 de novembro aos estados. De acordo com o ministro, 8 estados brasileiros estão sem seringas suficientes.

Em contrapartida, na semana passada, Pazuello afirmou em um pronunciamento no Palácio do Planalto que o país tinha seringas suficientes. “Senhoras e senhores, não existe falta de seringa”, respondeu a imprensa e a apoiadores.