Monitor de Secas alerta: Bahia sofre com aumento de regiões com seca e baixo registro de chuva por todo o Estado

Dados do Monitor de Secas alertam para o aumento da seca grave na Bahia, nas regiões oeste e centro-leste do Estado, perto da Chapada Diamantina. As informações são da ANA (Agência Nacional de Águas). A situação foi registrada entre novembro de dezembro de 2019.

O monitor registrou ainda aumento da seca “fraca”, no leste da Bahia, próximo ao Recôncavo Baiano. Outro crescimento foi no nível “moderado” de seca, no baixo sul baiano. Um dos principais agravantes é o número baixo de chuvas, com precipitações inferiores a média de todo estado.

 

Foto : Divulgação/ ANA

 

Outros estados do país também sofreram com chuvas abaixo da média. Maranhão e Piauí, por exemplo, tiveram resultado inferior a média histórica na faixa centro-sul devido baixo índice de chuva. Áreas como o oeste do Espírito Santo, Pernambuco, sul do Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, além de todo território de Tocantins estão sob alerta.

Na Bahia, o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) é o órgão responsável pelo monitoramento das secas. A ANA tem o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido em parceria com diversas instituições estaduais  e federais da área de clima e recursos hídricos.