MPF entra com ação contra governo Bolsonaro por discriminação contra mulheres

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação pública contra a União. O órgão aponta que diversas “declarações públicas carregadas de preconceito e discriminação contra as mulheres” foram feitas pelo governo Bolsonaro. No documento, o MPF o acusa por abuso da liberdade de expressão.

“Manifestação e divulgação de mensagens, opiniões e discursos de discriminação de gênero e preconceito contra mulheres” são algumas das atitudes listadas na matéria.

No mesmo dia da entrada da ação pública, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ter filhas é sinal de fraquejada, mais uma vez. Ele disse: “Três meninas? Três fraq… Não vou falar não, senão vai dar problema”. A outra situação em que Bolsonaro também insultou as mulheres foi em 2017, então pré-candidato ao cargo presidencial. Na ocasião, ele falou que possui cinco filhos, quatro homens e uma mulher. “Na quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”.

O MPF protocolou a ação na 6ª Vara Cível Federal de São Paulo. Com a decisão, o órgão pede que seja feito o bloqueio de ao menos R$ 10 milhões dos recursos federais. A verba será destinada à campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres.