Mulheres defendem união das centrais para governo Dilma avançar

Representantes da CTB, Força Sindical, NCST, UGT e CUT, em análise da conjuntura nacional após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, decidiram por unanimidade a necessidade das centrais sindicais realizarem trabalho político de forma unitária para que o novo governo Dilma possa avançar nas conquistas que as mulheres conseguiram nos últimos 12 anos.

A assertiva foi realizada pelo Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, que promoveu encontro no último dia 06, na sede nacional da CTB, localizada em São Paulo.

Ficou decidido também empreender esforços para a realização da Conferência Nacional da Mulher de 2015, além de preparar as atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que terá lançamento no próximo dia 19, no plenário do Senado. De acordo com a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, “combinamos fazer panfletagem em todo o território nacional na terça (25) com um material elaborado pelas centrais sindicais presentes no nosso Fórum”.

Para Celina, “a presidenta Dilma deve ter propostas para o empoderamento das mulheres que representam mais da metade da população e ainda não têm uma representação à altura”. Além disso, diz ela, “a luta por igualdade de gênero é essencial para a construção de uma nação mais feliz, mais generosa, onde se possa viver sem violência, em paz”.

Campanhas

De agora em diante, o Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras intensificará campanhas contra o assédio sexual e moral sofrido pelas mulheres no mundo do trabalho. Além dessas questões, as representantes decidiram encaminhar uma campanha massiva por uma reforma política com ampla participação popular para aumentar a participação feminina dos órgãos de decisão da vida do país.

“Com mais mulheres na política e nas tomadas de decisões importantes para o desenvolvimento do país, podemos combater com mais eficácia a violência que acomete as mulheres, muitas vezes dentro de seus lares”, define Celina. Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Fórum se reúne novamente para avaliar o Planejamento Estratégico Situacional.

Com informações do Portal CTB