Museu de Arqueologia apresenta atividades do mês de outubro

Duas palestras serão realizadas nesta quinta-feira (9/10), no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA), localizado na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus – Pelourinho. Pela manhã, tem “Arqueologia e Conservação: Preservação do Patrimônio Histórico e Restauração do MAE”, com Mário Mendonça de Oliveira, professor Emérito e doutor em Arquitetura pela UFBA.

À tarde, a partir das 15h, acontece a palestra “Descobrindo a Cultura: os projetos Maxakali de pacificação dos brancos”, com a professora Marina Guimarães Vieira, do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA, que pesquisa o povo indígena Maxakali, habitantes do Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

As atividades integram a programação do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA para o mês de outubro, que terá no dia 16, às 15h, o seminário de metodologia científica Vida e morte em clausura: Arqueologia do corpo de mulheres do Recolhimento da Luz, São Paulo, Séculos XVIII e XIX. Já no dia 23, às 14h, tem o seminário de metodologia científica Grupos de capoeira no Forte da Capoeira.

Os visitantes do MAE podem conferir ainda a exposição “Tava lá no Mato – Mostra Fotográfica Pankararé”, do pesquisador francês Cyril Menta, e o acervo permanente do museu que inclui artefatos dos períodos pré-colonial e colonial.