Na imprensa, governo anuncia reajuste de 5%. Entidades aumentam pressão pela recomposição

Sem dialogar com as entidades sindicais e comunicar às categorias, o governo federal anunciou através da imprensa o reajuste salarial de 5% para os servidores públicos federais a partir do mês de julho.

Para as entidades que compõem o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), entre elas a FASUBRA Sindical, o índice é insuficiente, sem contar com o desrespeito do governo com os servidores. Os 5% não representam um terço do que os sindicatos reivindicam, que é o índice de 19,99%, e que cobre somente a inflação dos últimos três anos.

A verdade é que, com o anúncio de reajuste, o governo Bolsonaro tentar acalmar os ânimos na Esplanada dos Ministérios. Isso porque os servidores públicos tem feito uma grande mobilização nacional durante a campanha salarial, com atos em todo o país, inclusive em Brasília. Outro ponto importante é a vigília permanente em frente ao Ministério da Economia.

Diante da situação, o Fonasefe decidiu pela manutenção da agenda de mobilizações neste mês, além de enviar ofício ao Ministério da Economia pedindo informações sobre o índice de reajuste divulgado pela imprensa e a abertura das negociações.