Negociação favorece o novo TRF-MG. Governo costurou votação do projeto com a nova base de apoio

A velha política continua reinando no governo Bolsonaro. O “felizardo” da vez, ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, suspendeu a liminar do Tribunal Regional Federal da 3ªRegião, na última sexta-feira (08/05), para que o presidente Jair Bolsonaro apresentasse os exames da Covid-19.

Em compensação, Bolsonaro agraciou o ministro com a votação do projeto para criação de um Tribunal Regional Federal em Minas Gerais, de autoria de Noronha, que será votado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13/05).

O Tribunal em questão, com sede em Belo Horizonte, foi previsto por proposta de Emenda Constitucional de 2013, junto com outros três, com sede em Curitiba, Salvador e Manaus. O  ex-ministro Joaquim Barbosa suspendeu a criação desses quatro tribunais, mas o de Minas foi em frente. 

O que surpreende a todos é que o projeto, que só entrou em urgência de votação em dezembro do ano passado, fosse colocado em pauta em meio à pandemia, como um assunto de extrema importância para a crise.

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil)