Nesta quarta-feira (30/09) é o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Serviço Público e contra a Reforma Administrativa e

Em defesa dos serviços públicos e contra Reforma Administrativa (Proposta de Emenda à Constituição 32/2020), encaminhada ao Congresso Nacional no dia 3 de setembro, e as privatizações de estatais, servidores das três esferas farão atos de mobilizações virtuais em todo o país. As movimentações estão marcadas para esta quarta-feira (30/09).

Caso seja aprovada, a PEC 32/2020 prejudicará o trabalho da maioria das categorias de serviços essenciais e colocará em colapso o funcionamento de diversas áreas, como saúde e educação, atingindo diretamente os usuários dos serviços.

Cortes e ataques são propostos no texto da reforma, como: fim da aposentadoria compulsória; vedação de promoções ou progressões exclusivamente por tempo de serviço; fim do Regime Jurídico Único da União (RJU);

Outros pontos que pretendem ser excluídos são a exigência de dois anos em vínculo de experiência com “desempenho satisfatório”, antes de o profissional ingressar no cargo público e proibição de redução de jornada sem redução da remuneração.

A orientação da FASUBRA Sindical é de movimentação nas redes durante toda a quarta-feira, com o intuito de resistência contra os ataques e conscientização entre a população em defesa da educação pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada.