NOTA DA ASSUFBA SOBRE O ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

 
SENHORES(AS) SERVIDORES(AS) ASSOCIADOS(AS) DA ASSUFBA-Sindicato,
 
O Espaço Universitário ao longo do tempo sempre foi um espaço de convivência, de lazer, de reencontros de amigos(as), mas acima de tudo, um espaço de luta, manifestação artística, cultural e política. Ao longo dos anos sempre foi possibilitada uma estrutura para bem acomodar o(a) associado(a), seus dependentes, amigos e convidados e permitir a estes (as) o sentir e viver a magia carnavalesca do melhor e maior carnaval de rua do mundo.
 
O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado pelo povo trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.
 
No entanto, é sabido que no decorrer dos anos, o Carnaval de Salvador vem se transformando em um produto elitizado e caro, o que vem sendo um desafio para manter a estrutura do Espaço Universitário, numa equação financeira insustentável no modelo e conjuntura atuais. Ademais, após o acidente da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, as normas e exigências para estruturação e segurança dos camarotes no circuito do carnaval se tornaram mais rígidas e, consequentemente, muito dispendiosas. A título de comparação, sofremos as mesmas exigências e pagamos as mesmas taxas que os gigantescos camarotes situados no Circuito Barra-Ondina, sem nenhuma diferenciação ou dedução.
 
Nos últimos anos foram realizados esforços hercúleos para possibilitar uma engenharia técnica e financeira para manter o Espaço Universitário funcionando e disponível para os(as) associados(as) e seus dependentes gratuitamente. No entanto, os custos de instalação e funcionamento do espaço só se elevaram de um ano para o outro, e hoje esse atual modelo não é mais suportável dentro das finanças da ASSUFBA.
 
Assim, considerando o alto custo de gerenciamento, montagem e funcionamento do Espaço Universitário, considerando que a principal fonte de financiamento desse instrumento é a mensalidade sindical, considerando o horizonte e agendas de lutas para o ano de 2024, em especial as da Reestruturação da Carreira e Campanha Salarial, considerando que a atual Coordenação da ASSUFBA tem o dever e obrigação por zelar e direcionar os recursos para as ações necessárias, que são de interesse de toda categoria e seus associados, e que guardam similitude com sua razão de existência, RESOLVE não realizar os festejos no Espaço Universitário no corrente ano, tendo em vista todo o exposto acima.
 
No entanto, torna-se importante finalizar dizendo que permanecerá o compromisso da ASSUFBA com a categoria de, a partir dos primeiros meses de 2024, buscar a retomada dos trabalhos para a realização desse espaço cultural no carnaval do próximo ano, visando formar parcerias que envolvam a instituição e o conjunto das entidades que atuam na Universidade, servidores(as) ativos(as) e aposentados(as), professores(as) e estudantes, para garantir o acesso 100% gratuito à toda comunidade universitária. Estamos convictos de que esta direção atua com responsabilidade política, administrativa e financeira, cujo objetivo é resguardar e proteger o sindicato e, consequentemente, toda a categoria.
 
Coordenação da ASSUFBA Sindicato
09/01/2024