Nota de solidariedade à comunidade do ICS-UFBA que sofreu incêndio em seus laboratórios na madrugada de domingo (26)

A ASSUFBA Sindicato vem  prestar  solidariedade à comunidade universitária do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS-UFBA), que teve dois laboratórios atingidos por um incêndio, de característica ainda desconhecida, na madrugada deste domingo (26).

As salas atingidas ficam no quinto andar do ICS e sofreram danos extremos. Os laboratórios possuem equipamentos de ponta com grande importância para o ensino, pesquisa e extensão, sendo empregados em trabalhos realizados dentro do Instituto em parceria com a sociedade. Os coordenadores do Sindicato, Antonio Bomfim e Lucimara Cruz – que é lotada no ICS – estiveram logo cedo no local, conversando com os Professores  Roberto Meyer Nascimento, Diretor e Alexandre Ribeiro do Espírito Santo, Vice-diretor da unidade, e na medida do possível colocando o conjunto da Coordenação à disposição diante do ocorrido.

Esta é uma tragédia, que expõe a gravidade de se impor profundos cortes de verbas nas Universidades Públicas que precisam de manutenção constante e permanente em seus prédios, equipamentos e materiais. Vale lembrar que 14,5% das verbas destinadas às Universidades e aos Institutos Federais foram bloqueadas este ano pelo governo Bolsonaro, representando uma perda de mais de R$ 1 Bilhão no orçamento das universidades, e na UFBA R$ 12.875.183,00 é o valor que o governo federal cortou do nosso orçamento.

Esse montante, (Doze milhões, oitocentos e setenta e cinco mil, e cento e oitenta e três reais) compromete diretamente o funcionamento da instituição ferindo de morte a assistência estudantil, e as ações de ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que episódios como o incidente do ICS sejam cada vez mais frequentes. Sem dinheiro, não existe manutenção e não é possível realizar investimentos.

Toda a solidariedade e apoio à comunidade do ICS! Neste momento de dificuldades desejamos força ao corpo de Técnico(a)-administrativos(as), Professores e Estudantes! Juntos venceremos!