NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS(ÀS) DISCENTES DA UNILAB/CAMPUS DOS MALÊS DIANTE DA SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE ALIMENTOS NO RU

A ASSUFBA Sindicato tomou conhecimento do triste episódio gerador de insegurança alimentar no Restaurante Universitário da UNILAB/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Campus do Malês, que há algum tempo faz parte da realidade dos(as) discentes, que necessitam de uma assistência alimentar digna para garantir a sua permanência coletiva na universidade.

Com a suspensão do fornecimento dos alimentos pela empresa, JBL Comércio e Serviços LTDA, prestadora de serviço ao RU, desde o dia 28 de agosto, centenas de estudantes estão mobilizados para arrecadar cestas básicas e produzir o próprio alimento, na tentativa de continuar com as aulas presenciais no campus e virtualmente.

A empresa em questão, tratou com descaso a sua atuação frente ao RU, fornecendo SEGUNDO OS ESTUDANTES, alimentos de péssima qualidade, em quantidades exíguas e até com a presença de larvas e corpos estranhos na comida. Como entidade representativa dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação do Campus dos Malês, repudiamos essa situação inaceitável.

Sabemos que o alimento é fundamental para a permanência dos alunos(as) e sua existência humanizada. Sem o alimento não existe vida e assim continuando será extermínio da educação universitária para os(as) estudantes pobres, negros(as), africanos(as) e afrodiaspóricos(as). Esperamos que esta situação de CRISE seja resolvida o mais rápido possível e os PREJUÍZOS aos discentes sejam sanados com o funcionamento PLENO do Campus dos Malês. É pela memória de João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas, Luiz Gonzaga, Ana Romana, Domingas Nascimento, Luiza Francisca, Lucrecia Maria e Vicência que mantemos acesa a chama em defesa da Universidade Pública Brasileira. A UNILAB se nega a morrer!

Coordenação da ASSUFBA Sindicato