Nota sobre o funcionamento da Universidade Federal do Oeste da Bahia

O avanço da pandemia da Covid-19 tem exigido constantes avaliações por parte dos gestores públicos e da sociedade em geral, que têm por objetivo subsidiar a tomada de decisões, sempre pautadas no compromisso inquestionável com a vida.

Nesse contexto, a Universidade Federal do Oeste da Bahia completará, no dia 18 de junho, 90 dias de distanciamento físico, decorrentes das medidas adotadas de enfrentamento à pandemia, o que restringiu, significativamente, a realização de atividades presenciais em nossos campi.

Tal medida, que busca atenuar os efeitos da pandemia, segue evidências científicas e atende aos padrões e às orientações das autoridades sanitárias, com vistas à preservação de vidas e à preparação da rede pública de atendimento de saúde. Atende, ainda, por sermos multicampi, aos decretos municipal, estadual e federal, que reconhecem o risco de disseminação do vírus em ambientes escolares, consideradas as particularidades de espaços dessa natureza.

Cientes de sua responsabilidade institucional e alicerçados na defesa de seu maior patrimônio – a comunidade acadêmica – o Conselho Universitário, a Administração Central da Universidade e as Direções dos Centros têm pautado suas decisões em critérios científicos, diante de toda incerteza, vivenciada, pelo menos, desde a declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN), como decorrente da Infecção Humana causada pelo novo coronavírus, conforme decreto do Governo Federal.

Na última reunião Ordinária, o Conselho Universitário da UFOB debateu o cenário atual e deliberou pela designação de uma comissão mista (PORTARIA CONSUNI n° 019/2020 de 11 de junho de 2020), que elaborará proposta de plano de ação para o desenvolvimento das atividades-fim da UFOB, tendo por base o atual cenário da Educação Superior, caso as autoridades sanitárias indiquem o retorno progressivo às atividades.

Os trabalhos da comissão instituída pelo Consuni não se sobrepõem aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para Gerenciamento da Covid-19 (GT-Covid/UFOB), responsável pelo Plano de Contingência de nossa universidade.

Semanalmente, o Grupo de Trabalho tem emitido boletins sobre a situação atual e a tendência da pandemia da COVID-19, na macrorregião de Saúde Oeste da Bahia(www.ufob.edu.br/coronavirus). Dentre outras ações que o GT – Covid/UFOB vem desenvolvendo, destacam-se os debates de temas associados ao interesse público, em lives realizadas em nosso instagram oficial (@ufoboficial). Ação em que o GT tem convidado representações e membros de nossa comunidade acadêmica para participarem e contribuírem com os debates.

Reiteramos, assim, que a Universidade Federal do Oeste da Bahia segue com seus compromissos, alicerçados no ensino de qualidade, na inclusão, na manutenção dos vínculos institucionais, na preservação da vida e na promoção do bem-estar de todos e de todas, de modo que continuamos desenvolvendo nossas atividades remotamente.

No que diz respeito às atividades de ensino, considerando o contexto que nos impõe a pandemia, estruturamos um programa para agregar a oferta de cursos complementares no formato não presencial, o Programa Transversalidades (EDITAL no 04/2020 CPE/PROGRAD), com chamada aberta desde o dia 8 de junho para acolhimento de propostas espontâneas apresentadas por docentes. Os cursos ofertados atenderão às orientações gerais para uso de tecnologias que possibilitem o ensino-aprendizagem não presencial e poderão ser aproveitados pelos estudantes que realizarem tais cursos, como carga horária de atividade curricular complementar ou de disciplina optativa, conforme decisão do colegiado de curso. A submissão de propostas pelos docentes poderá ocorrer até o mês de outubro, sendo que os cursos podem ter cronograma de execução até dezembro do corrente ano.

Ciente das implicações decorrentes do atual cenário, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas está monitorando os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, no âmbito da comunidade universitária, de modo a permitir que possamos, juntos, superar este momento.

Por sua vez, a Secretaria de Assuntos Estudantis e as equipes de apoio psicossocial e pedagógico dos campi têm buscado implementar ações destinadas ao acompanhamento e/ou encaminhamento de apoio à comunidade universitária.

No conjunto, diversas ações fazem parte do cotidiano de nossa universidade, tais como: (1) o diagnóstico molecular do novo coronavírus, (2) a produção de agentes saneantes, (3) a produção de equipamentos de proteção individual, (4) a realização de eventos culturais, (5) o desenvolvimento de pesquisas, (6) ações de orientação/treinamento e (7) ações de solidariedade (doação de alimentos e saneantes).

Diante de todos os desafios, a comunidade universitária, estudantes, técnicos administrativos e docentes têm desempenhado um papel fundamental em nossa região. Ações de pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento têm atestado o valor da Universidade Federal do Oeste da Bahia como patrimônio de nossa região.

Continuaremos fiéis aos princípios que fazem das universidades federais referências no desenvolvimento de um ensino público de qualidade, inclusivo, socialmente referenciado e indissociável da pesquisa científica e da extensão universitária.
Votos de agradecimento e reconhecimento da Administração Central da Universidade Federal do Oeste da Bahia à toda Comunidade Ufobiana pelo compromisso de estar em movimento, diante desta pandemia.

Barreiras, 17 de junho de 2020.

Jacques Miranda

Reitor/UFOB