Novembro Azul: se atente aos sintomas para detectar o câncer de próstata
A campanha Novembro Azul chama atenção para a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. A ASSUFBA alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
Foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil, cerca de 15 mil mortes/ano, a cada biênio 2018/2019, o que equivale a 42 homens morrendo por dia e, aproximadamente, 3 milhões convivendo com a doença.
A orientação médica é que desde 45 anos os homens que têm antecedentes familiares comecem a se prevenir. Ao sentir os sintomas abaixo, procure o médico imediatamente.
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Dor óssea;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Disfunção erétil e dormência nos membros inferiores;
Por causa do preconceito, muitos homens deixam de fazer o exame de toque retal que diagnostica cerca de 20% dos pacientes, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e por conta desse prejulgamento, muitos deixam de se cuidar.
O que se deve fazer para tratar vai depender de vários aspectos, como estado da saúde mental, expectativa de vida e o tempo da doença. Mas, quando antes descobrir, melhor.
A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas. Se cuidem!