Novo reitor da UFRB toma posse do cargo em cerimônia no MEC

“Assumo o cargo de reitor com a felicidade de tamanho proporcional à responsabilidade de conduzir esta instituição pelos próximos quatro anos”. Com estas palavras, o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Luiz Soglia, deu início ao seu discurso na cerimônia de posse do cargo na última quarta-feira (15/7), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Em sua fala, o novo reitor destacou o processo democrático de escolha do Reitorado. Agradeceu aos coletivos estudantis, servidores técnico-administrativos e docentes, além da comunidade externa, pela confiança depositada. “Sinto-me honrado em colaborar com a construção e a edificação desse projeto exitoso que tem os pés no Recôncavo e a cabeça no mundo, fortalecendo raízes e plantando sonhos para além de qualquer fronteira étnica, sociocultural e política”, declarou Soglia.

Na mesa da cerimônia de posse estavam presentes o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o secretário Executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa; o secretário de Educação Superior do MEC (Sesu), Jesualdo Farias; o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação da (SECADI) e ex-reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.

Criada em 2005, a UFRB foi a primeira das novas universidades federais instituídas na expansão da rede federal de educação superior. A professora Georgina Gonçalves, que vai tomar posse como vice-reitora da UFRB na nova gestão, membros da comunidade acadêmica, a esposa do reitor e também professora da UFRB, Maria da Conceição Soglia, e seus dois filhos estiveram presente na cerimônia de posse. “Não mediremos esforços para defender essa universidade e o seu projeto, assumindo o compromisso em constituir um reitorado afinado e representativo, capaz de responder aos desafios e expectativas que nos foram apresentados”, finalizou o reitor da UFRB.

Consulta – O processo de consulta para reitor e vice-reitor da UFRB ocorreu nos dias 28 e 29 de abril, em todos os campi da universidade, a saber Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro da Purificação. O novo reitor foi nomeado pelo decreto de 1º de julho de 2015, publicado no Diário Oficial da União, para exercer o cargo no quadriênio 2015 – 2019.