O legado de Paulo Freire para a educação e a democracia

O centenário de Paulo Freire foi celebrado no domingo (19/09). A ASSUFBA reforça a importância do legado do pedagogo e filósofo para a educação e a democracia.

Patrono da Educação Brasileira (Lei nº 12.612, sancionada em 2012), Paulo Freire, educador popular, militante e humanista, deu valiosas contribuições para a educação com justiça social. Sua proposta pedagógica fazia contraponto à pedagogia tradicional e hierárquica.

Criador do verbo *ESPERANÇAR*, Paulo Freire reforçava a necessidade de crença no futuro da humanidade. Propôs uma educação libertadora e conceitos como a “pedagogia da autonomia” e a “pedagogia do oprimido”.

Em tempos de propagação do ódio e da estupidez no Brasil, Paulo Freire é atacado por bolsonaristas. Isso porque o pensamento crítico é o maior inimigo do fascismo. É a antítese do ultraliberalismo de Bolsonaro.

Mas, como dizia o próprio pensador, “esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”. Esperançar é construir ativamente o futuro desejado, por isso, a ASSUFBA convoca a categoria para participar do sexto ato pelo Fora Bolsonaro e contra a PEC 32. Em Salvador, a manifestação acontece às 9h, do Campo Grande à Praça Municipal. Participe e aumente a pressão para derrubar o governo ultraliberal e genocida.