Orçamento do SUS: 50 mil assinaturas pedem à Câmara mais recursos para a saúde

O CNS (Conselho Nacional de Saúde) entregou à Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara Federal o primeiro lote com mais de 50 mil assinaturas em defesa de mais recursos para o SUS (Sistema Único de Saúde) em 2021. A reivindicação também é pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela investimentos na saúde e áreas sociais até 2036.

O intuito é pressionar deputados e senadores a manter no orçamento da saúde para 2021 a complementação emergencial para o enfrentamento da pandemia pelo SUS.

Vale lembrar que os recursos adicionais foram permitidos pelo decreto de emergência pública em saúde, que expira em 31 de dezembro deste ano. Desta forma, os investimentos em saúde voltam a obedecer a EC 95. Segundo a Cofin (Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento) do CNS, o SUS terá R$ 35 bilhões a menos em 2021.  

Quem ainda não participou, deve assinar a petição “Você vai deixar o SUS perder 35 bilhões em 2021?”. As adesões seguem até a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2021, que define a previsão de receitas e despesas da União para o próximo ano. Clique aqui para assinar.