Orçamento para educação básica no governo de Lula será 34% menor do que o de Bolsonaro

O governo de Lula nem começou, mas já tem alguns prejuízos deixados por Bolsonaro. Na educação básica, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o MEC com orçamento da educação básica 34% menor em comparação a 2019, quando seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) tomou posse. 

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento de 2023, em reunião com a equipe de transição do governo Lula, já alertou que a situação financeira não é das melhores, e por isso, não haverá espaço para mudanças. No governo de Michel Temer (MDB), foram R$ 7,9 bilhões para educação básica (desde a creche até o ensino médio), já Bolsonaro apresentou uma proposta com orçamento de R$ 5,2 bilhões, mas ainda não foi definido pelo Congresso Nacional. 

A educação sofre. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está estacionado entre os piores desempenhos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Infelizmente a educação sofreu vários cortes ao longo do governo Bolsonaro, como o confisco do orçamento das universidades federais, por isso a situação do Brasil está dessa forma.