Outubro Rosa: ASSUFBA chama a atenção para a necessidade de prevenção

O Outubro Rosa tem início nesta quinta-feira (01/10) e se estende até o fim do mês, com o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha, que foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, busca conscientizar, mobilizar e proteger debates e ações para a população sobre a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022, além disso, é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2018, 17.572 mulheres vieram a óbitos por consequência da doença.

Neste mês de outubro, sociedade civil e estado se juntam para salientar a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do câncer de mama. Os sintomas mais comuns a serem observados são a presença de nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja e saída de secreção.

A ASSUFBA reitera a importância do autoexame, que deve ser feito por mulheres acima dos 20 anos, no simples ato de apalpar as mamas, ajudando no diagnostico prévio de um dos sintomas mais comuns do câncer de mama, que é a presença de nódulos palpáveis.

Quanto Antes Melhor!

Juntos na luta contra o câncer de mama.