Pesquisa aponta evolução na estrutura molecular do novo coronavírus

Análise conclui que novo coronavírus, o SARS-CoV-2, não foi criado em laboratório ou manipulado propositalmente. O artigo publicado pela Natural Medicine aponta que o vírus é uma evolução natural. De acordo com o documento, o novo coronavírus possui a estrutura molecular muito diferente daquela vista em outras doenças do mesmo grupo.

O método usado pelos pesquisadores foi analisar o modelo genético de proteínas spike, algo semelhante a um “espinho”, que fica na parte externa do vírus. Ele é usado para penetrar as células de humanos e animais. Os pesquisadores descobriram que o receptor destas proteínas evoluiu para atingir o ACE2, um outro receptor localizado no exterior das células humanas. O ACE2 fica envolvido na regulação da pressão arterial.

Com base neste estudo, a resposta para origem do vírus fica mais próxima. Além também de derrubar falsas teorias sobre o coronavírus. De acordo com o filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a China teria criado o coronavírus como arma biológica para derrubar a economia ocidental, o que foi negado pelo país.