Plenária Nacional da FASUBRA orienta participação na greve de 48 horas

Realizada nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília-DF, a Plenária Nacional da FASUBRA Sindical aprovou a orientação de construção de greve por tempo indeterminado e de uma greve de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro. O resultado oficial das assembleias deve ser entregue até o dia 4 de outubro.

A greve orientada pela FASUBRA trará como pauta: a derrubada do projeto Future-se; contra os cortes de recursos na IPE, do CNPq, da Capes, do PNAES e do Fundeb; contra ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos servidores públicos; contra a reforma administrativa já anunciada pelo governo (redução do salário com redução de carga horária – PEC 438/2018 -, ataques à carreira – Decreto 9991/2019, fim da estabilidade, extinção do RJU); contra reforma da Previdência; contra a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das IFEs; pela revogação das legislações, decretos, portarias e instruções normativas que atacam a educação pública; e pela derrubada da EC 95.

A Plenária da FASUBRA orientou ainda os seguintes pontos:

. Participação com mobilização no dia 20 de setembro da greve mundial do meio ambiente;

. Participação efetiva na greve nacional do setor da educação nos dias 2 e 3 de outubro;

. Dia 25 de setembro – participação da DN da FASUBRA no ato em defesa da Ciência e Tecnologia Pública, convocado pela SBPC, em Brasília;

. Construir assembleias conjuntas dos segmentos da comunidade universitária;

. Fazer o debate sobre a entrada imediata em greve nas IFE que suspenderem as aulas em decorrência dos cortes de verbas, pela reabertura da instituição e retorno das bolsas e dos recursos;

. Fazer reuniões com senadores nos estados, para manter a pressão para que se posicionem contra a Reforma da Previdência;

. Manter a articulação com as assembleias legislativas nos estados, para construir audiências públicas sobre a situação das IPE.

Deve ser considerado, ao cada entidade deliberar e debater sobre a possível deflagração de greve, os seguintes aspectos:

1- Greve por tempo indeterminado: SIM ou NÃO;

2- A plenária solicita que seja debatido e deliberado em assembleia a consulta da campanha FORA BOLSONARO!: SIM ou NÃO;

Caso maioria das entidades base se apresente a favor da entrada da greve, a FASUBRA também autorizou a Direção Nacional a convocar a Plenária Nacional para os dias 12 e 13 de outubro. Para que então seja encaminhado o resultado da consulta.

 

Foto: FASUBRA Sindical